Site Autárquico São Brás de Alportel

Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha

 

Logotipo do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha

O Centro Explicativo e de Acolhimento da “Calçadinha” de São Brás de Alportel abriu ao público no dia 7 de Dezembro de 2007.

O edifício do Antigo Matadouro Municipal foi objecto de um projecto de remodelação, adaptação e valorização e alberga agora o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel. Este espaço acolhe um conjunto de materiais informativos, integra a explicação da “Calçadinha” e do Património Arqueológico São-brasense, proporciona ao visitante o enquadramento teórico das visitas à “Calçadinha” e serve de ponto de partida para o percurso pedestre, numa extensão de 1480 metros, através da antiga via de origem romana que apresenta visíveis dois troços de interesse ímpar.

O Centro Explicativo e de Acolhimento da “Calçadinha” de São Brás de Alportel constitui um valioso contributo para a compreensão da importância das vias romanas no Algarve e, em São Brás de Alportel, em particular, através dos trabalhos arqueológicos e de investigação desenvolvidos na e sobre a “Calçadinha” de São Brás de Alportel.
O valor arqueológico da antiga estrada de origem romana, hoje monumento em vias de classificação, é, de facto, inestimável, tornando este Centro e a referida via numa referência de interesse histórico-arqueológico a visitar em São Brás de Alportel.

Ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento, promove pesquisas relativas às vias romanas do Algarve, aos testemunhos materiais do Homem e do seu ambiente, apresenta e comunica os dados científicos, para educação, estudo e lazer.

O que é o C.E.A.Calçadinha?
Que serviços presta?
Publicações e estudos
Património Arqueológico
Informações e Horários
Autarquia 360